PSICOPEDAGOGIA

Sobre o curso
A psicopedagogia estrutura-se no entendimento da particularidade de cada elemento e nas características da aprendizagem, identificando suas etapas.
A psicopedagogia se insere entre a Psicologia e a Pedagogia, saberes constituídos a partir da identificação de necessidades ou pesquisa sobre o ato de aprender e conviver.
Ao se tornar psicopedagogo, o profissional é capaz de entender a especificidade e as características das aprendizagens, e desenvolver-se para diagnóstico psicopedagógico, através da utilização de instrumentos de avaliação e da análise entre todos aspectos investigados para a compreensão, e solução, do problema de aprendizagem.
Objetivo
O programa objetiva compreender a necessidade de se buscar, através de uma avaliação e do diagnóstico psicopedagógico, subsídios para uma intervenção psicopedagógica, para quem apresenta dificuldade de aprendizagem; e avaliar como se manifestam durante todo esse processo, a fim de colaborar com o desenvolvimento do aluno, por meio de soluções eficazes.
Núcleo Comum Núcleo Específico Residência Pedagógica
Núcleo Comum
- Psicologia da Educação
- Aprendizagem na Diversidade - Necessidades Educacionais Especiais e Suas Especificidades: Altas Habilidades, Super Dotação
- Vínculos, Família e Instituição
- A Mitologia Pessoal e os Valores Emocionais
- Visão Sistêmica
- A Musicoterapia como Recurso Terapêutico
- Arte e Psicologia, a Dimensão Simbólica
- Seminário de Pesquisa
- Metodologia de Pesquisa Científica
Núcleo Específico
- Psicopedagogia: Histórico e Campo de Atuação
- Neurociência e Aprendizagem
- Teorias do Conhecimento
- Jogos Psicopedagógicos
- O Desenvolvimento Humano e os Distúrbios da Aprendizagem na Linguagem, na Escrita e Raciocínio Lógicos Matemático.
Residência Pedagógica
- Horas Complementares
- Supervisão
- Monitoria
- Estágio Clínico
- Seminários